LISTA DE EVANGELISMO OIKOS



Provavelmente, o seu oikos é composto por numerosas pessoas: Fazem parte da vossa família; Trabalham em conjunto; Viveis perto deles; Partilham interesses comuns.
Certamente, encontrai-vos com eles todos os dias, com outros algumas vezes por semana. Convidamo-vos a fazer a lista do vosso oikos, escrevendo o nome das pessoas que fazem parte dele. À luz da oração, com amor, sem julgar, apresentai-os a Jesus. Para vos ajudar preencher a lista, utilizai o esquema abaixo indicado. Escrevei: 1) o nome da pessoa; 2) o tipo de relação.

Depois, segundo a programação seguinte, indicai:

 O nível de adesão a Jesus - O nível de receptividade - O nível de incorporação na comunidade.

a.      No que diz respeito ao nível de adesão a Jesus, inspiramo-nos no que, nos meios evangélicos, se designa por escala de Engel. Encontrareis 8 categorias:

1. Ignora a verdade do cristianismo ou não se interessa por ela;
2. Conhece o cristianismo, mas recusa um caminho de fé;
3. Aceita Deus, mas não conhece Jesus;
4. Conhece Jesus, mas não vive segundo seu evangelho;
5. Aceita Jesus e o seu Evangelho, mas recusa a Igreja;
6. É cristão, mas não está em crescimento;
7. É cristão em caminho de crescimento;
8. É adulto e evangelizador.

b.      No que diz respeito ao nível de receptividade, sabemos que este indicador depende da qualidade da relação que temos com a pessoa e a sua abertura à questões religiosas. Propomos uma escala simples de 1 a 5:

1. Muito receptivo a questões religiosas;
2. Pouco receptivo;
3. Indiferente;
4. Pouco resistente;
5. Muito resistente;

c.       No que diz respeito ao nível de incorporação na comunidade, vemos a importância da rede de amizade que pode tecer-se entre a pessoa e a Igreja, ou uma comunidade em particular. Propomos uma escala muito detalhada:

- 10 Não conhece a Igreja em particular;
- 09 Sabe que existe a Igreja, mas não conhece ninguém nela;
- 08 Conhece alguém na Igreja;
- 07 Tem um amigo pessoal na Igreja;
- 06 Tem dois amigos ou mais na Igreja;
- 05 Participou em um trabalho em comum na Igreja;
- 04 Já visitou a Igreja;
- 03 Participou numa atividade de Igreja;
- 02 Vai para a Igreja regularmente;
- 01 Gosta de ir rezar à Igreja;
00 Já participou num encontro do DJC;
+ 1 Tem um sentimento de pertença e sente-se à vontade;
+ 2 Escolheu viver um encontro semanal do DJC;
+ 3 Assiste regularmente à oração, à liturgia;
+ 4 Faz numerosos amigos;
+ 5 Aceita responsabilidades no seio da Igreja;
+6 ...

A utilidade desta análise

O nível de adesão a Jesus permite-nos conhecer melhor a pessoa que nós evangelizamos. Um bom evangelizador deve conhecer a pessoa e o seu nível de vida espiritual.
O nível de receptividade lembra-nos, antes de mais nada, a importância de ir ao encontro das pessoas, sobretudo quando se começa no trabalho de evangelizador.
O nível de incorporação lembra-nos que, quanto mais uma pessoa tiver uma relação de amizade com os membros da comunidade, mais fácil será para ela viver a sua conversão a Jesus e a sua integração, em primeiro lugar na célula, e depois na comunidade cristã.

EXEMPLO DE COMO PREENCHER A lista do meu oikos
Nome da pessoa

Tipo de relação

Adesão a Jesus

Receptividade
Incorporação
Ex: Sr. Moreira
Colega de trabalho

(4) Conhece Jesus, mas não vive segundo o Evangelho
(5) Muito receptivo
(9) Sabe que existe uma Igreja, mas conhece ninguém dentro dela

Para respeitar o caráter confidencial, pode unicamente escrever as abreviaturas. Esta lista eventualmente mais longa deve ser revista constantemente em função dos acontecimentos e do seu próprio discernimento na oração.

Porque é indispensável preencher esta lista?

A lista do oikos é um pequeno instrumento, mas a experiência demonstra que é muito útil para aprendermos a aproximar-nos das pessoas que encontramos cada dia.
A lista permite-nos ver mais claramente se estas pessoas se relacionam com Jesus, se são cristãos comprometidos, se vivem a sua fé com entusiasmo; ou se não fizeram a experiência do amor de Deus, e se estão afastadas da Igreja, não querem mesmo ouvir falar de Deus e combatem abertamente; ou então se estão dispostas a procurar uma verdade mais profunda, e estão abertas a fé.
Na oração pessoal, salientará claramente aqueles que o próprio Senhor pediu que evangelizasse. Deverá excluir nos que já vivem na fé, em particular através de uma experiência paroquial ou comunitária. É necessário evitar que o número de pessoas a evangelizar seja demasiado elevado. Pode rezar por numerosas pessoas, mas não pode oferecer um serviço de afeto a muitas pessoas ao mesmo tempo, sobretudo se as suas necessidades e as suas dores são profundas.
É aconselhado orar todos os dias por todas as pessoas, pelo menos durante alguns instantes. Mas deve rezar cada dia mais tempo por aquelas que quer evangelizar imediatamente (uma ou duas), ocupando-se delas cada vez mais. Invoque o Espírito Santo para que lhe dê ocasiões de relação com elas e sustente o seu compromisso de evangelizador. Peça também aos irmãos da célula que rezem por essas pessoas.
Com o apoio espiritual e psicológico da célula da qual faz parte, será assim levado a entrar no processo de evangelização, que começa e continua, na oração e no serviço, ao longo de todo o caminho para evangelizar o irmão de seu oikos.

(Texto adaptado à realidade do DJC)

Fonte: www.catolicosemcelulas.com.br

Comentários